Nas Caldas da Rainha, a opção foi transformar os Silos de uma Fabrica de Moagem numa “fábrica de criatividade”.

“Silos: um contentor com 55 anos e sete andares criativos”
O projecto Silos – Contentor Criativo instalou-se na antiga fábrica de moagem Ceres, nas Caldas da Rainha, há seis anos. Objectivo: fixar cada vez mais jovens criativos no concelho
Na Africa do Sul, a transformação foi bem mais interessante e converteram uns antigos silos no maior Museu de Arte Moderna do continente Africano. O resultado é surpreendente.
E nós? Qual o futuro para a nossa antiga Fábrica de Moagem e para os Silos?
Acredito que este seria o melhor local para instalar o Museu Agrícola e uma Incubadora Criativa, dedicada as Artes Performativas.
Quem sabe Beja não poderia ter uma escola de Artes Performativas? Certamente que tal iria contribuir em muito para desenvolvimento Cultural na nossa Região.
Enquanto vão faltando as ideias, todo esse património edificado vai perdendo a esperança, de um dia, voltar a ser mais do que uma peça ou conjunto de peças devolutas (que ameaçam a segurança.)
Autor(a): Luís Palminha
Humanista, Criativo, apaixonado pela 7ª Arte, Fotografia e Arquitectura, é também entusiasta das IT’s. Durante a Licenciatura em Arquitectura de Gestão Urbanística, encontrou nas Cidades e no Território, um novo ímpeto guiado pelo constante desafio de mudanças de paradigmas.
(De momento encontra-se a concluir a Tese de Mestrado em Urbanismo)